Home > Escritos e Artigos


O que é a Magia do Caos?

  • Publicado a 25 de Abril de 2016 por Miguel Skyclad


Como só poderia, o primeiro artigo desta nova pagina vai explicar muito resumidamente o que é a Magia do Caos? Bem, provavelmente não vamos encontrar dois Caotes a concordar um com o outro, nem com o que vou dizer a seguir, mas existe um consenso geral que a Magia do Caos não é o que a maioria das pessoas pensa que é, pois ao contrario de todas as outras áreas do esoterismo, ou ocultismo, aqui não existe um sistema em si, nem um conjunto de técnicas de trabalho, pois é uma atitude de vida, uma filosofia que promove a experimentação e a criatividade enquanto descarta todos os dogmas preexistentes.

A Magia do Caos usa uma atitude que desconta a ideia da verdade absoluta e se concentra em obter resultados dentro do mundo real. O principal lema dos Caotes é que "Nada é verdadeiro, tudo é permitido", referindo-se ao fato de que podemos, teoricamente, fazer tudo, uma vez que a ideia é testar diferentes conjuntos de técnicas e descobrir por nós mesmos se a ideia funciona ou não funciona.

Este tipo de atitude experimental promove a criatividade e a inventividade e coloca ênfase nos resultados para "provar" um determinado conjunto de técnicas. Sendo que as técnicas mais do que os símbolos são o que importa e que a nossa crença em um sistema é realmente o que faz com que funcione.

A Magia do Caos é um "sistema de meta", o que significa que é um quadro teórico que engloba, absorve, assimila e usa todos os outros sistemas mágicos. O que só por si ajuda os praticantes de tais sistemas a ter uma linguagem comum para promover a comunicação transversal e experimentação dos vários conhecimentos.

Não obstante, a verdade, é que para um Caote, desde que funcione, não importa de onde vem o conhecimento e vale a pena experimentar.