Home > Escritos e Artigos


50 Sombras de Magia, um guia sobre tipos de Magia

  • Publicado a 18 de Julho de 2016 por Miguel Skyclad


Bem-vindos a mais um artigo complexo e um tanto ao quanto para o muito discutível pois este assunto varia muito de crença para crença e aqui vou generalizar ao máximo que posso e consigo, pois estamos a desmistificar este tema, não a complicar entrando em pormenores desnecessários e redundantes.

Este artigo começou a ganhar vida com a necessidade que observei no grupo O Cantinho do Tarot em efetuar uma distinção decente entre Magia Branca e Magia Negra, pois existe ainda muita confusão nesse aspeto. E foi o que eu fiz, comecei a trabalhar no artigo, até que ontem, um dos membros me questionou se eu só ia falar dessas duas e se deixava de fora a Magia Vermelha...

Nesse momento, pensei para mim, que merda é essa de Magia Vermelha, e quando o membro em causa me descreveu o que considerava Magia Vermelha, eu admiti que já a conhecia, apenas não por essa designação. Depois de desligar o contacto fiquei a pensar que uma intervenção simples, tinha acabado de deitar por terra todo o artigo que eu já tinha escrito, pois se me tinha escapado a Magia Vermelha, se calhar tinha-me escapado outros tipos...

E acabei por confirmar esse meu medo, tinha mesmo, mas pronto, como escritor tenho que estar preparado para estes imprevisto, fui efetivamente fazer um trabalho de casa decente sobre o assunto, e é isso que irei apresentar de seguida, em todo o caso, e antes de mais, tenho que frisar que me é de todo impossível manter-me muito para o imparcial neste tema, por isso vamos lá ver no que isto vai dar, e como tal, espero que mantenham a mente aberta ao lerem o texto seguinte, e no fim, estarei por aqui para questões se necessário...

50 Sombras de Magia, um guia sobre tipos de Magia, por Miguel Skyclad

Mas antes de entrarmos em detalhes sobre os diversos tipos de Magia, vamos nos questionar o que é a Magia?

Magia, em oposição à magia da arte da ilusão e prestidigitação, é a arte de causalidade. Magia é uma habilidade humana natural, e todos nós nascemos com essa capacidade inata para fazer Magia, e tudo o que necessitamos é do desejo de aprender, e da prática.

Magia é a criação de mudança ao ligarmo-nos com as energias da natureza. As energias da natureza existem em todas as coisas, pois como sabemos toda a matéria sólida é feito de átomos, partículas subatómicas, e abaixo deste nível é pura energia. Nesse nível de energia pura, não há nenhuma matéria sólida, tudo está ligado por fios de energia.

A Magia é o controlo e manipulação destes fios de energia, esta energia existe em todos os níveis e planos, por isso ao criarmos alterações a estes tópicos de energia provoca efeitos que ocorrem dentro do plano físico. E é ai que entra a Magia, pois a mesma permite alterar esta realidade energia para provocar mudanças na realidade material, por outro lado alterando seus mundos materiais provoca alterações na realidade energética.

"Magia é a ciência do controle das forças secretas da natureza." - S.L. MacGregor Mathers, Order of the Golden Dawn."Magic é um conhecimento abrangente de toda a natureza." - Francis Barrett."Magia é a arte e a ciência de causar mudanças a ocorrer em conformidade com a vontade." - Aleister Crowley

Para executar mágica de uma forma eficaz, precisamos de aperfeiçoar as nossas habilidades de visualização e treinar a mente para pensar de uma maneira diferente. Magia é baseada no princípio de "As Above, So Below", isso pode ser entendido como tudo o que existe no nível espiritual também existe no nível físico.

Quem cria/faz Magia possui a responsabilidade de garantir que a magia vem de um desejo de criar harmonia, pois a mesma tem como base o aprender a controlar as forças dentro de nós mesmos.

As Dez Leis da Magia:

  1. O que se dá Energia Mágica, também é recebido.
  2. Energia Mágica segue o pensamento e emoção.
  3. Pensamento e emoção criam existência.
  4. Energia Mágica é a Causa e Efeito.
  5. Todas as coisas contraditórias são, na verdade, complementares.
  6. Energia Mágica é dirigida pela vontade.
  7. Energia Mágica flui através do caminho mais curto.
  8. Todos os níveis da Criação são afetados pelo pensamento e emoção.
  9. Pensamento e emoção são as vozes dos espíritos.
  10. Magia trabalha em silêncio.

Se a mágica é uma forma de arte, então os fundamentos da arte mágicos podem ser aprendidos, o domínio real vem de prática ou talento natural. Mas, como qualquer outra forma de arte, algumas pessoas estarão mais aptos a mágica do que outros. Magia é desejo, da forma e da manifestação.

Se todas as coisas estão ligadas, então todos nós somos parte um enorme espetro da criação, esta Terra onde vivemos, o universo, onde a Terra e os planetas habitam, e tudo o que ele contém. Ele, por sua vez é uma parte de todos nós, então a mágica vem não só de dentro mas também de fora. Mágica, portanto, torna-se um quatro ato vezes, o Desejo pode ser treinado, a Forma pode ser aproveitada, a Harmonia, consigo mesmo e com o Universo pode ser alcançado, e a Manifestação torna-se uma realidade. Mágica, é então o domínio de si mesmo, e a realização da harmonia.

E ao contrário do que as pessoas pensam, Magia não é fazer Rituais que interfiram na vida das pessoas, ou aplicar intuições à adivinhação do futuro mas sim trabalhar arduamente com as energias, com os fluidos e com a matéria da Natureza, do Universo, do Espírito e do próprio homem para despertar no Tempo e no Espaço o fluido que tudo pode prever e que tudo pode modificar ao sabor daqueles que com a Sagrada Vontade do Espírito operam pelos gestos cerimoniais do Feiticeiro. O Feiticeiro equilibra em si esses Fluidos, essas matérias e essas energias físicas e espirituais para as conformar de harmonia com a vida.

A Magia é mais antiga que o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, sendo a principal filosofia de diversas civilizações antigas e desenvolveu-se ao longo da História da Humanidade em contínuo progresso com ela e incorporando em si a sabedoria das diversas religiões que historicamente por ela passaram.

Na Magia existem várias Tradições, vários tipos de Sistemas e Níveis diferentes. Sendo assim, o estudo da magia exige uma grande dedicação para se ter um bom conhecimento. Mas para se conhecer verdadeiramente a Alta Magia é bom começar e aprofundar uma única Tradição, um único Sistema para subir aos seus altos níveis e ter uma visão perfeita sobre o modo como funciona todo o Universo físico e espiritual.

A Tradição Negra e Vermelha é a tradição que surgiu no paganismo europeu, importado do Antigo Egito, pelos mercadores fenícios e gregos, misturado com as vivências dos povos do norte que percorreram todo o continente europeu em guerras e lutas (assim temos tradições do Egípcio, Persas, Gregas, Romanas, Celtas, Celtiberas, Visigodas): Mais tarde trocou convicções com a mística e com o corpo doutrinal das três grandes religiões monoteístas (o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo) e se sintetizou na Mística, na Cabala e na Alquimia Antiga, Medieval e do Inicio da Modernidade. Nos três últimos séculos voltou a estar em foco no renascimento das grandes tradições iniciáticas herméticas e gnósticas.

É melhor estarmos esclarecidos quanto às coisas que nos ameaçam para que, numa emergência, possamos tomar as precauções necessárias. A batalha entre as forças do bem e do mal está sendo travada com tal intensidade, que quem não estiver empenhado no verdadeiro combate não poderá compreender. Não participem de sessões espíritas, de demonstrações hipnóticas ou de lugares onde o incenso é queimado pelos ‘diletantes do ocultismo’, porque a Magia Negra é praticada tanto consciente como inconscientemente e, de tal forma, que chega a ser inacreditável.

O "perverso magnetismo animal", que é somente outro nome dado à Força Negra, é responsável por mais fracassos nas atividades profissionais, na perda da saúde e infelicidade nos lares, do que a maioria das pessoas pode imaginar. Mesmo os que perpetram tais ultrajes são, muitas vezes, inconscientes do mal que praticam. Portanto, parece oportuno frisar que algumas leis de magia, são as mesmas para a branca e para a negra.

Existe somente uma força, e esta pode ser usada para o bem e para o mal. De acordo com as razões que a motivam e do uso que é feito dela, torna-se negra ou branca.

Agora, em seguida, detalharemos melhor cada uma das cores da magia (Branca, Negra, Vermelha, Azul, Verde, Amarela, Cinza, Marrom (Castanho), Laranja, Púrpura e Octarina).

» Magia Branca

Chama-se magia branca qualquer forma da magia utilizada para fazer o bem. O termo é usado em oposição a magia negra. É a invocação de curas e iluminação divina, afirmações positivas, decretos e orações, mantras e rezas, que invocam o poder da luz divina para elevar as energias e as forças de suprimento. A magia branca é a magia divina que está livre de egoísmo, ânsia de poder, ambição, lucro e que tende unicamente a fazer o bem ao mundo em geral e ao próximo em particular.Esse tipo de magia está diretamente ligada a prática da limpeza espiritual, da abertura de novos caminhos e do desmanche de feitiços de magia negra e oculta.

Todas as pessoas, em parte, praticam ou já praticaram a magia branca de alguma forma, mesmo através de uma reza, ou uma simples simpatia, ou mesmo um pedido com fé para que alguém fosse protegido. Também é utilizada para trabalhos e feitiços para amor na união dos anjos da guarda, feito para pessoas que não conseguem ficar juntos da pessoa que amam.É encontrada nas religiões do candomblé através dos Orixás que ajudam as pessoas a alcançarem os seus objetivos, está na umbanda nos guias pretos velhos ou caboclos encantados que sempre orientam as pessoas no caminho certo, nos centros espíritas kardecistas, templos evangélicos quando pelo poder do Espírito Santo podem retirar ‘demónios’ (espíritos errantes) que acompanham uma pessoa, e qualquer outra filosofia que trabalham com emanações energéticas ou imposições das mãos.

A vitalidade da magia branca emana das planícies virgens. Apesar de os magos brancos concentrarem seus esforços na cura e na proteção eles também conhecem as artes cavalheirescas da guerra e do combate à Magia Negra.

» Magia Negra

A magia negra ou Goétia é a forma de magia, um sistema mágico, convencionalmente conhecidas como “más”, mas a Magia Negra é uma prática de integração com nosso arquétipo Sombra (psicologia) como reconhecido pelo Carl Gustav Jung. O indivíduo que inicia as suas práticas neste campo alega fazer pacto com demónios e espíritos, chegando até a “vender” a sua alma em troca de sucesso, poder e satisfação pessoal.A invocação demoníaca e o bruxedo são considerados práticas da magia negra. Já as práticas do Vudu, do feitiço e da necromancia podem ser utilizadas para o bem ou para o mal, podendo ser vistos, no segundo caso, também como peculiaridades da magia negra.

Os adeptos de práticas de magia negra são denominados popular e incorretamente como bruxos (pois estes acreditam em deuses e deusas), feiticeiros, satanistas ou endemoniados. Com base em rituais, cânticos, invocações e usando fórmulas mágicas, afirma-se que conseguem manipular o comportamento de pessoas, geralmente o fazendo para o seu proveito próprio, o que equivale a dizer que é para a subjugação e para o mal da pessoa objeto do feitiço.A magia negra pode ser vista como uma comunicação com forças sobrenaturais. Tal comunicação pode ser feita de várias maneiras, inclusive através da transcendência, que significa a prática de se tentar que o espírito saia do corpo do praticante e fique flutuando no ar, procurando contacto com outros espíritos afins.O poder da magia negra vem dos pântanos e brejos. Ela ganha força com a morte e a corrupção. Muitos magos evitam a natureza autodestrutiva da magia negra ao mesmo tempo que anseiam pelo seu poder cruel.

» Magia Vermelha

A magia vermelha se alimenta das energias imensas que fervilham no coração das montanhas e vulcões. Mestres da terra e do fogo, os magos vermelhos especializam-se na violência do caos e do combate. O sangue é o mais poderoso agente magnético do organismo. Sua estrutura subtil, composta em sua maior parte de átomos “ultérrimo”, faz dele uma ponte entre as forças orgânicas e as forças astrais. Daí sua enorme importância nos atos mágicos de todos os tempos.Desde os tempos mais remotos, todo ato em busca do sobrenatural vai acompanhado pelo sacrifício do sangue. As oferendas, delicadas e ternas, de flores e frutos são somente uma introdução à oferenda verdadeira, à imolação sangrenta. Milhares de vítimas animais sempre foram sacrificadas sobre os altares de todos os tempos e de todas as religiões, e esta oferenda se tornou cada vez mais exigente e poderosa.

Para alguns, a magia vermelha é magia realizada através de meios sexuais e com fins eróticos, ou seja: a carnalidade é um instrumento usado em rituais místicos com a finalidade de invocar entidades e forças espirituais relacionadas com a fertilidade e a sexualidade. A conjuração desse tipo de espíritos ou forças, é normalmente realizada com objetivos amorosos, em trabalhos que se destinam a despertar em certa pessoa paixão, a abrir essa pessoa aos avanços de quem encomenda o trabalho, a despertar-lhe desejo sexual, etc.Nesse tipo de rituais, são invocados espíritos como Íncubos e Súcubas. Essas teses afirmam que a magia vermelha usa a sexualidade como fonte de alimento e atração de espíritos demoníacos da luxúria, que assim alimentados com essências que lhes são agradáveis e que advêm da carnalidade, aceitam os serviços que lhes são encomendados. Neste tipo de definição, defende-se que a magia vermelha é uma extensão da magia negra, aplicada a fins eróticos.Há quem afirme também que a magia vermelha esta também associada à proposta ritualista do "Caminho da Mão Esquerda", que afirma que o êxtase carnal é uma porta aberta para acedermos às esferas espirituais, e assim contactarmos com as mesmas para diversos fins, que vão do aperfeiçoamento espiritual, à produção de certos efeitos neste nosso mundo físico.

Outras versões, afirmam que a magia sexual se situa nas praticas ritualistas que envolvem oferendas de sangue, e o apelo e divindades do amor e da fertilidade. O sangue é um elemento magico apreciado tanto por poderosos espíritos, (Deus no antigo testamento pede diversas vezes para que se Lhe oferende sangue), como por demónios. Assim, magia envolvendo sacrifícios animais e oferendas de sangue, é considerada magia vermelha, sendo que diversas religiões, (kimbanda, Vudu, etc.), praticam esta forma de oferenda aos espíritos.

Por outro lado, diversos cultos religiosos Afro - Brasileiros praticam rituais de oferendas de sangue combinadas com praticas de êxtase carnal para invocar espíritos do amor, e assim realizar trabalhos de diversas naturezas, (estes geralmente com fins amorosos, sema eles de conquista ou vingança) sendo que alguns consideram que estas praticas são na verdade técnicas de magia vermelha.Para poder fazer permanente e efetiva a presença do Deus invocado na imagem esculpida, é necessário o sacrifício humano. O sangue do homem, carregado não somente com as forças magnéticas e etéreas, mas também com as forças pensantes, tem uma ação de permanência mais duradoura. Testificam-no, principalmente, os sacrifícios astecas.Mas o homem, insaciável em seu desejo de possuir Deus, chega até ao sacrifício do próprio Deus que adora para conseguir, ele mesmo, transformar-se em Deus, para sentir-se unido a Deus, não só com um laço ideal, mas também com um laço de vida. No princípio, é o totem sacrificado, depois é o homem escolhido, o homem puro, o melhor entre todos.

E, afinal, o homem que encarna a Divindade sobre a Terra. Não escapou à observação dos magos antigos esta importância primordial do sangue para a obtenção das forças sobrenaturais. Por isso, houve uma infinidade de escolas e seitas que buscaram sua ciência nos elementos astrais captados pelo sangue, até chegarem às mais obscenas e mais baixas manifestações deste poder. De qualquer forma, o sangue é um depósito sagrado que o homem deve conservar com religiosidade e respeito, e do qual somente as forças superiores podem dispor.

» Magia Azul

A magia azul flui das ilhas e ela se fortalece com energia mental. Os outros magos temem a grande habilidade que os magos azuis têm com as ilusões e o controle das forças elementais do ar e da água. O azul é a cor dos mares, que ocupam mais de 3/4 do planeta Terra, é a cor do céu, da neve e das geleiras. O azul concorre com o verde em sua associação com a natureza.Por muitos anos, o azul tem sido associado com serenidade e tranquilidade. É calmante para quem a usa na roupa ou amuletos. Simboliza paz e tranquilidade. Talvez por isso, no mundo da magia, azul representa mais do que os símbolos anteriores, proteção, paciência, força, lealdade, autenticidade.Pedras azuis estão associadas ao humor cheio de simplicidade, de reserva e sabedoria. O lápis-lazúli é usado para a cura, a safira é o símbolo da sabedoria e amizade, a água-marinha é considerada pelos navegantes pedra de saúde, da juventude e da esperança, e era muito popular em amuletos. As flores azuis são associadas com a fidelidade, como o azul safira.Na liturgia, o azul é importante e é usado no vestuário dos sacerdotes. Essa cor é associada a luxo, riqueza, esperança, amor pela beleza, sinceridade, piedade e da paz. É conhecida como a cor dos filósofos, empresários e crianças. Também está associada a poder, autoridade, meditação. Na publicidade representa companhias aéreas, aeroportos, ar condicionado, paraquedismo, férias, cruzeiros e desportos náuticos, água mineral, parques aquáticos, spas, produtos de alta tecnologia e elevada precisão.Do ponto de vista simbólico, o azul está relacionado à iluminação, ao crescimento espiritual e à criatividade. Seus deuses são ligados ao ar, à água e à criação. São os Pais celestiais, como Zeus, Júpiter, Urano, Odin, Brahma, Oxalá. Os deuses do mar, como Netuno e Poseidon; e as Deusas celestes e aquáticas, como Hera, Juno, Nut, Yemanjá, Oxum, Vênus, Afrodite, Ishtar, Hathor.As funções orgânicas relacionadas à cor azul são a respiração e a função nervosa.A centelha de energia, a corrente elétrica, o fluxo dos impulsos nervosos está diretamente dentro do domínio do espírito, do imaterial: por meio de correntes invisíveis, que fluem ao longo dos nervos, nosso céu interior (o cérebro) e os deuses que nele habitam (nosso pensamento, nosso espírito, nosso inconsciente) dominam e coordenam todo o funcionamento do mundo inferior (o corpo).O azul também é a cor da palavra falada, da perceção e da vontade, da clareza e da ação. Do ponto de vista energético, o azul está relacionado com o chacra Laríngeo. É a cor da razão, da mente desligada das emoções, da espiritualidade e da alma.

» Magia Verde

A Magia Verde é uma parte da magia sobreviveu ao longo dos séculos que deriva das religiões pré-históricas. É provavelmente uma das primeiras formas de magia, eu diria que a mais imediata desde que o homem antigo, que viveu em estreito contacto com a natureza, ele viu nela uma espécie de proteção, bem como o meio pelo qual ele poderia sobreviver.

Em todas as religiões antigas encontramos a adoração da natureza onde é adorado o espírito da árvore, ervas, e são venerados o sol e a chuva, porque graças a eles através do cultivo, a vida é definida com os ritmos da natureza e do ciclo de morte nascimento e renascimento que permeia a Mãe Terra. A cultura por excelência que usou a magia verde verde foi a cultura celta. O conhecimento dos Celtas que têm chegado até nós hoje nos permite saber que eles adoraram a água e as florestas, considerando-as como sagradas. Suas plantas sagradas eram o carvalho, símbolo do sol, e o visco, cujos frutos simbolizava a lua.Ao longo dos séculos, a magia verde perdeu importância, pois muitas religiões têm preferido a pensar em um mundo melhor, feito de cimento ao invés de se preocupar com o mundo maravilhoso que temos disponível. Nos últimos anos, graças à consciência do fato de que não podemos sobreviver sem a natureza, algumas pessoas estão retirando para o mundo natural e compreenderam a preciosa ajuda que ele pode dar-nos na vida. A magia verde extrai sua força da fecundidade voluptuosa das florestas assim como a natureza a magia verde pode gerar tanto uma serenidade tranquila como uma destruição trovejante.

» Magia Amarela

Muitos dos textos existentes sobre o que se chama tradicionalmente de "magia solar" contradizem-se mutuamente ou sofrem de confusões internas. Os comentários astrológicos a respeito dos supostos poderes do sol estão entre os mais idiotas e sem sentido que a disciplina pode produzir. Isto ocorre porque o poder amarelo possui quatro formas distintas, porém relacionadas, dentro da psique. Esta divisão quádrupla tem induzido a imensos problemas em psicologia, onde várias escolas de pensamento escolhem enfatizar um aspeto em particular e ignorar aqueles aos quais as outras escolas tem se dedicado.

Os quatro aspetos podem ser caracterizados como se segue. Primeiro, o ego - ou autoimagem: que é, simplesmente, o modelo que a mente tem da personalidade em geral. Desta definição excluem-se muitos dos padrões de comportamento extremados dos quais os eus são capazes.

Segundo, o carisma que é o grau de autoconfiança que a pessoa projeta para as outras. Terceiro, algo para o qual não há uma palavra específica em inglês ou português: talvez possa ser chamado de criatividade da risada. Quarto, a ânsia de afirmação e domínio. Todas essas coisas são manifestações do mesmo poder amarelo, embora suas ênfases relativas variem enormemente entre os indivíduos.Sucesso na maioria das sociedades humanas normalmente resulta de uma hábil expressão do poder amarelo. A força do poder amarelo em um indivíduo parece ter uma relação direta com os níveis do hormônio testosterona sexual em ambos os sexos, embora sua expressão depende de psicologia pessoal. Há uma complexa interação entre os níveis de testosterona, autoimagem, criatividade, status social e impulsos sexuais, mesmo que não seja expressa.

Em termos esotéricos, a Lua é o poder secreto por trás do sol, como a maioria dos magos mulheres percebem instintivamente e mais magos masculinos descobrem mais cedo ou mais tarde. O Ego cresce gradualmente através dos acidentes da infância e adolescência, e, na ausência de experiências particularmente poderosas depois, permanece razoavelmente constante, mesmo se ele contém elementos altamente disfuncionais.

Qualquer tipo de invocação deve fazer alguma diferença para o ego, mas o trabalho direto com ele pode conseguir muito mais. Vários truques estão envolvidos aqui. O próprio reconhecimento do ego implica que a mudança é possível. Somente aqueles que percebem que eles possuem uma personalidade, em vez de consistir de uma personalidade, podem modificá-lo. Para a maioria das pessoas uma preparação de um inventário detalhado de sua própria personalidade é uma atividade muito difícil e inquietante. No entanto, uma vez que é feito, geralmente, é muito fácil decidir que mudanças são desejáveis.Mudanças na autoimagem ou personalidade através do Ego ou pela magia são classificadas como obras de iluminação e são realizadas principalmente por retroativo Encantamento e Invocação. Encantamento retroativo, neste caso, consiste em reescrever a própria história pessoal. Como nossa história define em grande parte o nosso futuro, podemos mudar o nosso futuro redefinindo nosso passado.

Todo mundo tem alguma capacidade de reinterpretar as coisas que foram consideradas para ter dado errado no passado sob uma luz mais favorável, mas a maioria não conseguem prosseguir o processo na íntegra. Não se pode eliminar a desativação memórias, mas por um esforço de visualização e imaginação pode-se escrever na memória, permitindo paralelas de que poderia também ter acontecido, para neutralizar os originais. Pode-se também, sempre que possível, modificar alguma evidência física remanescente que favoreça a memória incapacitante.O poder amarelo é a raiz da maioria do melhor e pior do que somos capazes.

» Magia Cinza

A magia cinza é uma mistura da magia branca com a magia negra. Quando a pessoa consegue agradar gregos e troianos, ou anjos e demónios, ela consegue ter o domínio da magia cinza. Ela não pode ser usada para o bem porque os demónios não iriam gostar e nem para o mal porque os anjos não iriam gostar, ou seja, não serve para nada mesmo.

» Magia Marrom

Marrom é a mistura de vermelho com verde, portanto, magia marrom é a magia do amor através das plantas. Tão importante quanto a magia azul.

» Magia Laranja

Charlatanismo, trapaça, viver de suas próprias habilidades e o pensar rápido são a essência do poder laranja. Estas qualidades mercuriais eram tradicionalmente associadas às formas de deus que atuavam como protetores dos médicos, magos, jogadores e ladrões. Entretanto, agora, desde o momento que os médicos descobriram que os antibióticos e as cirurgias higiénicas realmente funcionam, a medicina está parcialmente dissociada do charlatanismo.

Todavia, por volta de oitenta por cento dos medicamentos ainda são basicamente placebos. Por isso o caduceu de mercúrio ainda é o emblema desta profissão. Da mesma forma, a profissão da magia tornou-se menos dependente do charlatanismo através da descoberta da natureza quântica-probabilística dos encantamentos e adivinhações e o total abandono da alquimia e astrologia clássica.

No momento, a magia pura é melhor descrita como uma expressão do poder octarino, tendo um caráter uraniano. Porém, o charlatanismo ainda tem seu lugar na magia, assim como na medicina. Não nos esqueçamos que todos os truques de conjuração foram parte, em algum momento, do repertório xamânico de "aquecimento".

Nesta prática, alguma coisa perdida ou destruída é miraculosamente restaurada pelo mago com o intuito de colocar a audiência no estado de ânimo apropriado, antes do verdadeiro negócio de cura placebo começar. Em sua forma clássica, o mago coloca um coelho numa cartola antes de tirá-lo na frente da plateia.Devemos acrescentar à lista das profissões fortemente influenciadas pelo poder laranja: o vendedor, o vigarista, o corretor e, ainda, todas as profissões com uma alta taxa de ataques cardíacos. A força motriz da gnose laranja é o medo, basicamente. Porém, um tipo de medo que não inibe aquele que o tem, mas que gera uma velocidade nervosa extraordinária que produz movimentos e respostas rápidas em situações em que se está encurralado.Existem três tipos de jogadores permanentes, dois dos quais são perdedores. Existem aqueles afeitos à sua própria arrogância que somente precisam provar que podem vencer a sorte ou as vantagens fixadas pelos organizadores do jogo. Há também aqueles afeitos à ansiedade de perder.

Mesmo que ganhem, irão, logo em seguida, perder tudo novamente. Há, então, os vencedores. Não se pode dizer que estes últimos sejam, exatamente, jogadores porque ou estão organizando as disputas e apostas, possuem informações internas ou estão trapaceando.

Esta é a verdadeira magia laranja.

O póquer não é um jogo de sorte se for jogado habilmente. Um jogo hábil inclui o não jogar contra pessoas de competência igual ou superior ou, ainda, pessoas em posse de uma Smith & Wesson contra seus quatro ases. Muitas formas convencionais de jogo são montadas de forma que qualquer coisa fará pouca diferença, excetuando as mais extremas formas de poder psíquico.

Eu jamais perderia tempo com disputas onde minhas chances tenham sido reduzidas de cem para um para apenas seis para um. Entretanto, certos resultados obtidos usando-se presciência oculta em corridas de cavalo têm mostrado um potencial encorajador.

» Magia Púrpura

Uma vida sexual insípida cria uma pessoa insípida. Poucas pessoas conseguiram obter grandiosidade em qualquer campo sem a propulsão que uma vida sexual-emocional turbulenta provê. Este é o maior segredo da magia sexual. Os dois segredos menores envolvem a função do orgasmo como gnoses e a projeção de um glamour sexual.

Qualquer coisa que seja mantida na mente consciente durante o orgasmo tende a alcançar a subconsciência. Anomalias sexuais podem prontamente ser implantadas ou retiradas por este método. No orgasmo pode-se dar poder aos sigilos de encantamento ou de evocação. Isto pode ser feito, por exemplo, através da visualização pura ou através da contemplação do sigilo fixado na testa do parceiro. Entretanto, este tipo de trabalho é frequentemente mais conveniente se realizado de forma autoerótica.

Embora a gnoses oferecida pelo orgasmo possa, em teoria, ser usada em suporte de qualquer objetivo mágico, normalmente é desaconselhável usá-lo para as magias entrópica e de combate. Nenhum encantamento é totalmente isolado no subconsciente e qualquer "escape" que ocorra pode implantar associações muito prejudiciais com a sexualidade.A magia sexual é tradicionalmente associada com as cores púrpura (da paixão) e prata (da Lua). Entretanto, a eficiência das roupas pretas tanto como sinal sexual quanto anti-sexual, dependendo do estilo e corte, mostra que o preto é, num certo sentido, a cor secreta do sexo, refletindo o relacionamento biológico e psicológico entre o sexo e a morte.

» Magia Octarina

Seguindo as hipóteses de Pratchett em The Colour of Magic (e muitas coisas úteis são ditas em forma de gracejo), a oitava cor do espetro pode ser chamada de octarina. Esta cor será, para o mago, a sua perceção pessoal da magia. Para mim, ela é uma tonalidade particular do rosa-púrpura elétrico.Cada um deve buscar uma cor da magia (octarina) para si. O poder octarino é o nosso impulso instintivo para a magia. Impulso este que, ao permitirmos aflorar, cria o 'eu-mágico', ou personalidade na psique, e uma afinidade com várias formas de deus mágicas. O 'eu-mágico' varia entre os magos, porém possui as características gerais de antinomianismo e desvio (desencaminho) com uma predileção pela manipulação e pelo bizarro.

O antinomianismo do "eu-mágico" surge, até certo grau, pela alienação geral da cultura vigente provocada pela magia. Assim, o "eu-mágico" tende a se interessar por tudo aquilo que não existe, ou que não deveria existir segundo o senso comum. Para o "eu-mágico" nada é antinatural, uma declaração com ilimitados significados. O desvio do "eu-mágico" é uma consequência natural da "destreza da mente", técnica requerida para manipular aquilo que não pode ser visto.O mago pode invocar tais formas de deus para a iluminação de vários aspetos do "eu-mágico" e para inúmeros trabalhos de magia pura, preferivelmente à aplicada. A categoria de magia pura inclui atividades como: o desenvolvimento de teorias e filosofias mágicas, o desenvolvimento de programas de treinamento mágico, o planejamento de sistemas simbólicos para uso na adivinhação, o desenvolvimento de encantamentos e a criação de linguagens mágicas com objetivos similares.

É valido assinalar aqui que as linguagens da Magia Caótica são, normalmente, escritas em V-primo, antes da transliteração para a forma bárbara mágica. V-primo, ou Vernacular primo, é simplesmente a sua língua nativa na qual são omitidos todos os usos de quaisquer tempos do verbo ser, de acordo com a metafísica quântica. Toda a falta de sentido do transcendentalismo desaparece muito naturalmente uma vez adotada esta tática. Não há ser, tudo é fazer.Invoca-se o poder octarino para inspirar o "eu-mágico" e para alargar o arcano fundamental do mago. O arcano fundamental do mago consiste nos símbolos pessoais básicos com os quais você interpreta e influencia magicamente a realidade (tudo o que pode acontecer na perceção). Estes símbolos podem ser teorias ou cabalas, obsessões, armas mágicas, astrais ou físicas, ou de fato, qualquer coisa que diga respeito à prática da magia de forma geral - qualquer coisa que não seja destinada, especificamente, para algum dos outros poderes da magia aplicada. Os símbolos desta última formam o arcano secundário de magia.Da situação privilegiada que é a gnoses octarina, o "eu-mágico" é capaz de compreender os eus dos outros sete poderes e a sua inter-relação dentro de um organismo global. Portanto, o poder octarino traz alguma habilidade em psiquiatria, cuja função é o ajustamento da relação entre os eus em um organismo. A diferença básica entre um mago e um indivíduo comum é que neste último o poder octarino já é vestígio ou ainda incipiente.

O repouso normal ou o modo indiferente de uma pessoa comum corresponde a uma leve expressão do poder amarelo. Este poder é considerado como sendo a personalidade normal ou o ego. O "eu-mágico" entretanto, é totalmente consciente de que este poder amarelo é somente uma das oito principais ferramentas que o organismo possui. Assim, num certo sentido, a personalidade normal do mago é uma ferramenta do "eu-mágico" (e vice-versa).

Este entendimento dá a ele alguma vantagem sobre as pessoas comuns. Entretanto, o "eu-mágico" em desenvolvimento logo perceberá que não é superior, em si mesmo, aos outros eus pois há muitas coisas que estes podem fazer que ele não pode. O desenvolvimento do poder octarino através da filosofia e prática da magia, tende a prover o mago de um segundo centro principal entre os eus. Este segundo centro irá complementar o ego do poder amarelo.

O despertar do poder octarino é, algumas vezes, conhecido como "ser mordido pela serpente". Aqueles que passam por isto se reconhecem mutuamente tão instantaneamente quanto, por exemplo, dois sobreviventes de um bote salva-vidas.Talvez um dos maiores artifícios da "destreza da mente" seja permitir que o "eu-mágico" e o ego dancem juntos dentro da psique sem conflitos excessivos.

O mago que é incapaz de fingir ser uma pessoa comum ou que é incapaz de agir de forma independente de seu próprio ego, não é mago totalmente. Por outro lado, o crescimento do octarino ou oitavo poder do eu, a descoberta do tipo de mago que a pessoa quer ser e a identificação ou síntese de uma forma-deus para representar este ideal, tendem a criar algo como um ser mutante que avançou na direção de um paradigma do qual muito poucos estão cientes.

Não é fácil voltar atrás uma vez iniciada a viagem, embora alguns tenham tentado abortá-la com narcóticos, inclusive misticismo. É uma peregrinação para um destino desconhecido onde a pessoa desperta com êxito de um pesadelo para entrar em outro. Alguns deles parecem muito interessantes em determinados momentos. Há mundos dentre nós; os abismos são somente as iniciações entre eles.