Home > Escritos e Artigos


Como cancelar o Karma seguindo o método de purificação dos 35 Budas Confessionais

  • Publicado a 02 de Setembro de 2016 por Hugo Ferreira


O artigo de hoje que marca a minha despedida provisória desta página (para quem ainda não sabe vou me retirar por uns tempos do meio esotérico para recarregar energias), vem falar de uma coisa que todos vivenciamos - o Karma, ou a A Lei de Causa e Efeito. Não obstante, deixo a pagina nas mãos da minha colaboradora Andreia Perez que irá continuar os artigos relacionados com a umbanda, os exus, os orixás, etc... Da minha parte espero voltar deste retiro, mais calmo, com mais tempo para poder dedicar-me ao que gosto, e com uma visão mais clara do mundo que vivemos. Mas sem mais demoras vamos lá ao nosso artigo...

Como cancelar o Karma seguindo o método de purificação dos 35 Budas Confessionais, por Miguel Skyclad

A Lei de Causa e Efeito

Embora o karma (A Lei de Causa e Efeito) seja considerado por muitos o principal dos ensinamentos de Buda, o mesmo não inventou a doutrina do karma, mas sim apenas a ensinou com base nas suas próprias observações de forma semelhante à forma que Isaac Newton descobriu a gravidade, observando os efeitos que a gravidade tivera em uma maçã cair de uma árvore.Para a maioria das pessoas, os efeitos do karma pode ser percebido e compreendido através de "lógica inferencial" ou observações com base na razão. Um exemplo simples de lógica inferencial é quando vemos fumo no horizonte. A partir disso, podemos deduzir que há um incêndio, embora possa ser longe demais para o vermos. Da mesma forma, quando vemos a desigualdade neste mundo.

Algumas pessoas a nascerem em pura pobreza, enquanto outras em colo de luxo, como tal podemos deduzir que existem fatores que levam a este resultado. Esse fator é karma. As circunstâncias diferentes que as pessoas nascem são devido ao amadurecimento de diferentes karmas de vidas anteriores. Se olharmos para isso objetivamente, veremos que o raciocínio do karma é uma atraente e pode efetivamente explicar por que passam por diferentes tipos de experiências.

A prática do método dos 35 Budas Confessionais

Ao contrário do que as pessoas pensam, Buda Shakyamuni não inventou a doutrina do karma, mas chegou à conclusão de que ele existe e de como ele funciona. A fim de ajudar os seres superar o sofrimento causado pelo karma, Buda Shakyamuni ensinou que o Dharma é o método para purificar karma negativo. Um desses métodos poderosos de purificação é a prática dos 35 Budas Confessionais.Karma no antigo sânscrito significa as ações ou atos de nosso corpo, fala e mente. Por outro lado, os efeitos do karma são chamados vipaka ou o amadurecimento ou maturação do karma, que vem de volta para nós através dos resultados e efeitos que nós experimentamos. Há muitos fatores por trás de cada uma de nossas ações que determina as suas consequências, sendo o mais importante desses fatores sobre a consequência de nossas ações é a nossa intenção.

A intenção ou motivação por trás de nossas ações é um assunto que é muito discutido nos ensinamentos budistas, em suma, este é exatamente o ponto que pode transformar nossas vidas ao redor. A intenção também determina se a ação vai ser positiva, negativa ou se será adicionada à nossa loja de méritos necessários para a realização da iluminação.Neste ponto, é importante entender a distinção entre karma e mérito. Karma é constituído por ações negativas ou positivas, comuns, que surgiram a partir da mente egoísta e são motivadas direta ou indiretamente no sentido de o benefício de um. Como resultado, o karma é finito e pode, eventualmente, ser esgotado, especialmente por meio de práticas de purificação. Por outro lado, méritos são ações virtuosas que são dedicadas com uma intenção altruísta e para com a iluminação.

Portanto, os resultados de mérito não podem ser esgotados e acabarão por levar um ser para a iluminação completa. Embora mérito não pode ser esgotado, pode ser esmagado pela enorme quantidade de nosso karma negativo, o que torna difícil para nós beneficiar dele. Isto mostra-nos o quão importante as práticas de purificação são para impedir que os nossos méritos sejam oprimidos.Por outro lado, a lei de causa e efeito (karma-vipaka) tem um vínculo indissolúvel com as nossas vidas passadas e futuras. Na verdade, a acumulação de karma em cada vida determina o nosso próximo renascimento (conhecido como lançar karma) e as circunstâncias de vidas futuras (conhecido como completando karma).

Assim, podemos razoavelmente interpretar como as nossas vidas anteriores podem ter sido ao olhar para as circunstâncias da nossa vida atual e ao olhar para os interesses que temos. Por exemplo, uma vida de pobreza é um resultado direto da avareza e assim como ter má saúde nesta vida é devido ao danos feitos a outros seres em vidas anteriores. Assim, os resultados sempre se parecem com as causas.Karma também tem um forte efeito sobre nossas mentes e a nossa forma de operar. Infelizmente para nós, karma negativo multiplica-se ao longo do tempo devido a nossas ações predominantemente egoístas. Portanto, as pessoas que estão imbuídas de toda espécie de aflições emocionais e psicológicos como a agressão, a ganância, a depressão e assim por diante, vai levar a mais confusão e conflito aumentando a nossa sensação de insatisfação e infelicidade.

A nossa principal fonte de dor e sofrimento, na verdade, decorre da mente e nossa visão da vida. Se reduzirmos os fatores prejudiciais mentais (por exemplo, projeções, expectativas e aflições mentais), a paz de espírito, o contentamento e a felicidade surgirão.

Prática confessional

No budismo a realização de votos é uma prática importante. Existem três principais conjuntos de votos: os votos Pratimoksha de um leigo, monge ou monja, os votos Bodissatva, e os votos Tântrico, para aqueles com maior iniciação tântrica. Esses votos juntamente com os compromissos e a abstenção de cometer ações prejudiciais constituem a base de uma prática efetiva que dá frutos levando a realizações espirituais.Mantendo nosso compromisso de defender os nossos votos é um componente integral da prática. Portanto, é importante para purificar o karma negativo e impressões que se obtêm a partir de nossas transgressões, confessando-os e prometendo não repetir essas quedas novamente. Desta forma, podemos reduzir ou eliminar completamente a força de impressões negativas de ações negativas anteriores.

O principal componente de purificação é a confissão, que é expor transgressões e colocá-las nuas. Daí em Tibetano, a confissão é chamado Shakpa ou "colocando-a nua". Na prática budista, mantendo nossas transgressões em segredo torna difícil para purificar e os efeitos negativos da má ação vão continuar. Assim, expondo nossas falhas é o que a confissão é toda sobre; honestidade e transparência em todas as situações é a essência da prática budista.Para que a confissão comece a verdadeiramente purificar o crime, ela deve ser feita de acordo com os quatro poderes adversários. O primeiro dos poderes adversário é o do Pesar. O poder do arrependimento é ativado quando vemos verdadeiramente as falhas de nossas transgressões e percebemos que elas vão resultar em consequências negativas. Quando fazemos isso, estamos cheio de remorso. O segundo poder oponente é o da Dependência de um objeto digno de refúgio, neste caso, os 35 Budas Confessionais.

Cada um destes Budas é perfeitamente iluminado, e, portanto, qualquer oração, prostração, a oferta ou a confissão de que lhes é oferecida irá resultar na purificação e da recolha de mérito.O terceiro poder adversário é a Determinação de não repetir a queda ou delito. Isto segue a compreensão das falhas de nossa queda e que levar a repercussões negativas pesadas. Por isso, fazemos uma firme resolução de não repetir a queda. Isso leva ao quarto e último poder adversário que é o da aplicação do Remédio ou contrariar as medidas para purificar o karma. Este poder não é a penitência cega pelos erros que fizemos, mas sim os remédios que são aplicados com o entendimento da lei de causa e efeito, com o objetivo de contrariar as tendências negativas do karma que está sendo purificado.A prática de prostrar ou recitação do Mahayana Sutra dos Três Montes Superiores contém o 'remédio' e componentes "refúgio", e, portanto, se for feito com pesar sincero e firme determinação de não repetir a transgressão, torna-se uma medida muito potente na neutralização do karma negativo que foi acumulado.

Os 35 Budas Confessionais

Na edição tibetana do Mahayana Sutra dos Três Montes Superiores, o termo Dezhin Shegpa (Tathagata ou 'Um, assim, ido") foi adicionado como um título honorífico antes dos nomes de cada um todos os 35 Budas Confessionais.

Essa inclusão foi feita por Je Tsongkhapa depois de experimentar uma visão dos 35 Budas Confessionais sem suas cabeças. Após a elogiá-los no entanto, com o título honorífico "Dezhin Shegpa 'suas cabeças apareceram milagrosamente. Desde então, a tradição foi iniciada por Je Tsongkhapa a recitar os nomes precedidos pelo título honorífico Dezhin Shegpa.A prática dos 35 Confessional Budas como contido dentro do Mahayana Sutra dos Três Montes Superiores é uma prática confessional.Há duas formas de confissão, a confissão final e relativa. A confissão final ou maior é a meditação sobre a falta de existência inerente de todos os fenómenos. A confissão relativa ou menor é a aplicação dos quatro poderes oponentes combinados com prostração e / ou outras práticas, embora reconhecendo a natureza ilusória da realidade.

Visualização

Embora existam várias maneiras de se envolver na visualização dos 35 Budas Confessionais, estão todas centradas em torno de Buda Shakyamuni como figura principal. A visualização seguinte é ensinada por Lama Zopa Rinpoche.Primeiro começa-se a visualizar Buda Shakyamuni ligeiramente acima se como figura central. Ele está sentado de pernas cruzadas em uma postura de diamante, num trono pérola branca em cima de um elefante. Visualize Buda Shakyamuni vestindo as vestes cor de açafrão de um monge completamente ordenado. A mão direita está tocando a terra e a sua mão esquerda está embalando uma tigela cheia de néctar da sabedoria. Do seu coração, emanam, 10 para cima e 10 para baixo, 7 para à esquerda e mais 7 para a direita, raios de luz. No final de cada raio de luz emana um trono pérola branca em cima de um elefante.A pérola branca simboliza a purificação completa de nossas ações negativas. Por outro lado, o elefante que suporta o trono é considerado o mais forte dos animais e também simboliza grande purificação de negatividades. Em cada trono senta-se um Buda a fazer o respetivo gesto com a mão de cada Buda sagrado, um néctar de luz radiante brilha e purifica o seu corpo, fala e mente dos vários karmas negativos da mesma maneira que a luz dissipa a escuridão.

Desta maneira, depois de visualizar os 35 Budas Confessionais, prostrados três vezes enquanto recitando o seguinte mantra:

OM NAMO MANJUSHRIYENAMO SUSRIYENAMO UTTAMASRIYE SVAHA

Este mantra vai aumentar muito os benefícios das suas prostrações. Então, você pode começar a recitar o Mahayana Sutra dos Três Montes Superiores enquanto continua a prostrar. Se você ainda não memorizou o texto inteiro, você pode ler o texto uma vez e, em seguida, começar a prostração ao repetir os nomes dos 35 Budas Confessionais. Após a conclusão das prostrações, você pode recitar o texto inteiro mais uma vez.Esta purificação do karma negativo é especialmente eficaz se for feito no início da manhã e pouco antes de ir dormir à noite. É a maneira mais eficaz de fazer esta vida significativa ao se envolver nesta purificação suprema. Com esta prática, pode-se purificar enormes quantidades de karma negativo sem experimentar os resultados do mesmo, ou reduzir o impacto dos resultados e escorar uma tremenda quantidade de méritos para alcançar rapidamente realização. Portanto, o valor de tal prática está além dos itens mais preciosos deste mundo.

O Mahayana Sutra dos Três Montes Superiores

Pode-se combinar o seguinte recitação com a de "Refúgio, Gerando Bodhichitta, Guru Yoga de Lama Tsongkhapa" e os versos que oferecem chá e mantra para solicitar o grande Dharma Protetor Dorje Shugden e a recitação de Dedicação Geral no final.

A 35 Confessional oração Buddha Texto Homenagem a Confissão de Moral da Queda do Bodhisattva.

Eu, cujo nome é [diga o seu nome, neste momento], em todas as vezes ir para o refúgio ao Guru, ir para o refúgio ao Buddha, ir para o refúgio ao Dharma, ir para o refúgio ao Sangha.

A família Vajra de Akshobhya (de cor azul)1. Ao Professor, Abençoado, Tathagata, Destruidor de Inimigos, Buda Completamente Aperfeiçoado, Conquistador Glorioso Shakyamuni, Eu me prostro.2. Ao Tathagata, Dominador Completo com a Essência da Vajra, Eu me prostro.3. Ao Tathagata, Joia da Luz Radiante, Eu me prostro.4. Ao Tathagata, Rei Poderoso dos Nagas, Eu me prostro.5. Ao Tathagata, Líder dos Heróis, Eu me prostro.6. Ao Tathagata, Prazer Glorioso, Eu me prostro.7. Ao athagata, Joia de Fogo, Eu me prostro.

A família Tathagata de Vairochana (na cor branca)8. Ao Tathagata, Joia do Luar, Eu me prostro.9. Ao Tathagata, Contemplação Significativa, Eu me prostro.10. Ao Tathagata, Joia da Lua, Eu me prostro.11. Ao Tathagata, Inoxidável, Eu me prostro.12. Ao Tathagata, Dotado de Glória, Eu me prostro.13. Ao Tathagata, Puro, Eu me prostro.14. Ao Tathagata, Transformando com Pureza, Eu me prostro.

A família Ratna de Ratnasambhava (de cor amarela)15. Ao Tathagata, Divindade de Agua, Eu me prostro.16. Ao Tathagata, Deus das Divindades Aquáticas, Eu me prostro.17. Ao Tathagata, Excelência Gloriosa, Eu me prostro.18. Ao Tathagata, Sândalo Glorioso, Eu me prostro.19. Ao Tathagata, Esplendor sem fim, Eu me prostro.20. Ao Tathagata, Luz Gloriosa, Eu me prostro.21. Ao Tathagata, Glorioso sem Amargura, Eu me prostro.

A família Lotus de Amitabha (vermelho)22. Ao Tathagata, Filho sem Ânsia, Eu me prostro.23. Ao Tathagata, Flor Gloriosa, Eu me prostro.24. Ao Tathagata, Claramente Sabendo Através do Beneficio do Esplendor Puro, Eu me prostro.25. Ao Tathagata, Claramente Sabendo através do Beneficio do Lotus do Esplendor, Eu me prostro.26. Ao Tathagata, Riqueza gloriosa, Eu me prostro.27. Ao Tathagata, Gloriosa Atenção Consciente, Eu me prostro.28. Ao Tathagata, Nome Glorioso de Grande Renome, Eu me prostro.

A família Karma de Amoghasiddhi (de cor verde)29. Ao Tathagata, Rei da Bandeira da Vitória, Cabeça dos Poderosos, Eu me prostro.30. Ao Tathagata, Glorioso Subjugador Completo, Eu me prostro.31. Ao Tathagata, Grande Vitória na Batalha, Eu me prostro.32. Ao Tathagata, Glorioso Subjugador Completo Ultrapassado, Eu me prostro.33. Ao Tathagata, Matriz Gloriosa Iluminando Todos, Eu me prostro.34. Ao Tathagata, Joia de Lotus Grande Subjugador, Eu me prostro.35. Ao Tathagata, Destruidor de Inimigos, Buda Completamente Perfeito, Rei do Monte Meru Firmemente Assente em uma Joia e uma Flor de Lótus, Eu me prostro.

O Tudo, vocês Tathagatas e todos os outros, no entanto muitos Tathagatas, Destruidores de Inimigos, Budas completamente perfeitos, Abençoados lá habitam e permanecem em todos os reinos do mundo das dez direções, todos os Budas, os Abençoados, por favor escute-me.

Nesta vida e em todas as minhas vidas desde o tempo sem principio, em todos os meus locais de renascimento vagando no Samsara, Eu fiz ações negativas, eu as ordenei para serem feitas, e regozijei-me por terem sido feitas.

Eu roubei a propriedade das bases da oferta, a propriedade de Sangha, e propriedade dos Sanghas das dez direções, Eu ordenei que fossem roubadas, e regozijei-me por terem sido roubadas. Cometi as cinco ações hediondas sem fim, dei ordem para serem cometidas e regozijei-me por terem sido cometidas. Eu envolvi-me por completo no caminho das dez ações não-virtuosas, ordene outros a praticá-las, e regozijei-me no engajamento disso.

Sendo obstruído por tais obstruções Karmicas, Eu me tornarei um ser infernal, ou eu deverei nascer como um animal, ou eu irei para a terra dos fantasmas famintos, ou eu deverei nascer como um bárbaro num país sem religião, ou eu deverei nascer como um deus com longa vida, ou eu vier com os sentidos incompletos, ou eu vier a ter pontos de vista errados, ou não terei oportunidade de agradar a um Buda.

Todas essas obstruções karmicas Eu declaro na presença dos Budas, os Abençoados, que se tornaram válidos, que veem com sua sabedoria. Confesso sem omitir ou esconder nada, e de agora em diante Eu vou evitar e absterir-me de tais ações.

Todos vocês Budas, os Abençoados, por favor escutem-me.

Nesta vida e em todas as minhas vidas anteriores desde o tempo sem principio, em todos os meus locais de renascimento, enquanto vagando no Samsara, qualquer raiz de virtude que exista na minha doação aos outros, mesmo que seja um pedaço de comida para um nascido como um animal;

Seja qual for a raiz da virtude que exista na minha manutenção da disciplina moral;Seja qual for a raiz da virtude que exista nas minhas ações conducentes a grande libertação;Seja qual for a raiz da virtude que exista na minha ação para amadurecer plenamente como ser consciente;Seja qual for a raiz da virtude que exista na minha gerando uma mente suprema da iluminação;

E seja qual for raiz de virtude que existe na minha insuperável sabedoria exaltada; todos eles montados, recolhidas e reunidas, dedicando-vos inteiramente para o insuperável, para o que não há mais elevada, para o que é ainda mais elevada do que o alto, a fim de que o que ultrapassa a insuperável, Eu dedico-me totalmente à insuperavelmente perfeita e completa iluminação.

Assim como os Budas, os Abençoados do passado, dedicaram plenamente, assim como os Budas, os Abençoados que estão ainda por vir, vão se dedicar totalmente, e assim como os Budas, os Abençoados que estão a viver agora, dedicam-se totalmente, assim também Eu também me dedicarei totalmente.

Confesso individualmente todas as ações negativas. Alegro-me com todo o mérito. Rogo e solicito todos os Budas.

Podendo Eu alcançar a sagrada, suprema, incomparável sabedoria exaltada.Quem quer que sejam os conquistadores, os seres supremos que vivem agora, os do passado, e também aqueles que ainda estão por vir, com um oceano infinito de louvor para todas as vossas boas qualidades, com as minhas palmas das mãos juntas, eu vou para perto de vocês em busca de refúgio.

Isto conclui o Mahayana Sutra intitulado "Sutra dos Três Pilhas Superiores".

Conclusão

A prática dos 35 Budas Confessionais é uma das formas mais populares e perenes de práticas de purificação. É uma prática popularizada por grandes figuras espirituais como Lama Tsongkhapa, que se envolveram num extenso retiro de prostração dos 35 Budas Confessionais, a fim de purificar e ganhar uma compreensão mais profunda dos ensinamentos. A prática dos 35 Budas Confessionais é considerada uma das formas mais potentes de purificação disponíveis para profissionais não-tântricos.Para a prática dos 35 Budas Confessionais para ser eficaz, ela tem de ser feito firmemente com os quatro poderes oponentes, juntamente com a visualização de acompanhamento.

Se isso for feito com os Poderes oponentes, você não está apenas purificar o problema sintomático de algumas transgressões, mas você está a purificar a raiz do problema em si, que é a mente egoísta. É a mente egoísta que alimenta as nossas aflições negativas.

Assim, os 35 Budas Confessionais é uma prática muito poderosa para diminuir os efeitos das aflições mentais prejudiciais como a ignorância, o ódio e o desejo, permitindo assim o florescimento das realizações espirituais.Assim, 100.000 prostrações aos 35 Budas Confessionais é uma das práticas preliminares (ngondro) na preparação para receber mais elevadas iniciações tântricas.

Isto é para purificar karma negativo, o máximo possível, e ao mesmo tempo acumular o máximo de mérito de modo a um ficar qualificado para receber uma maior iniciação tântrica, como Vajrayogini, pois com isso as realizações surgem rapidamente.