Home > Escritos e Artigos


Como identificar e lidar com Pessoas Toxicas

  • Publicado a 4 de Janeiro de 2016 por Miguel Skyclad


Bem, tenho andado um pouco descurado de escrita de artigos esotéricos aqui na Entre o Caos e o Infinito, não por não ter nada a dizer, mas felizmente muito por falta de tempo pois as Orientações e a gestão dos nossos serviços têm-me tirado o pouco tempo disponível que tenho, mas como já estou finalmente a conseguir organizar o meu tempo de uma forma mais produtiva, quero ver se por mês começo a publicar regularmente um ou dois textos, pois a desmistificação dos estudos das artes esotéricas continuam como ponto fulcral desta página, e não me querendo focar somente nos serviços e nas orientações. E sem mais demoras, vamos já começar com o nosso artigo de hoje...

Como identificar e lidar com Pessoas Tóxicas. por Hugo "Miguel Skyclad" Ferreira

Nesta nossa vida, todos nós já decerto que nos deparamos com pessoas e ou relações tóxicas. A toxicidade nunca é uma coisa boa, pois se fosse não existiam os sinais de alerta e perigo em torno de barris tóxicos. Todos sabemos que entrar em contacto com substancias tóxicas pode tornar-nos doentes e pode até mesmo matar-nos em última instância. O mesmo acontece com as pessoas tóxicas.

Todos nós provavelmente tivemos (ou temos) pelo menos uma pessoa em nossas vidas (falo por mim) que nos fazem curvar ou vergar em tentativas intermináveis de agradá-los quando nos rodeiam... Apenas para nunca realmente chegar lá. O dano que essas pessoas causam está muito mascarado com as suas subtilezas e na maneira como eles podem engendrar essa resposta clássica: "Não o problema não é eles, sou eu".

Essas pessoas podem fazer-nos questionar a nossa "superatividade", "hipersensibilidade" e a "tendência a interpretar mal o outro". Se você é aquele que sai continuamente ferido, ou aquele que está constantemente ajustando o seu próprio comportamento para evitar ser ferido, então as chances são de que o problema não é você mas sim é muito deles.

Neste artigo vou tentar ajudar a dar o primeiro passo, que é detetar o comportamento nocivo das pessoas tóxicas para minimizar o impacto que as mesmas têm nas nossas vidas, e com sorte também aprender a usar para mim as minhas próprias palavras. Mas continuando, nós podemos não ser capaz de mudar o que essas pessoas fazem, mas podemos mudar o que fazemos com essas pessoas, e assim ganhamos força para as evitar.

As pessoas tóxicas são alguns dos tipos mais difíceis de pessoas que existem, pois podem drenar a nossa motivação, inspiração e todo o nosso bem-estar emocional. Ter um relacionamento com alguém assim pode e vai resultar em problemas de autoestima e problemas na vida real, acreditem já passei por isso. Temos que nos lembrar que todos nós fazemos parte de uma sociedade conectada (ainda mais agora que estamos on-line na maioria das vezes e do tempo), e não há maneira de evitar ou encontrar essas pessoas tóxicas, mas existem sim, alguns sinais de alerta infalíveis que nos podem ajudar a estar cientes da realidade que temos em mãos.

Sinais que estamos perante uma Pessoa Tóxica:

1. Negatividade

Um dos maiores sinais que uma pessoa tóxica pode revelar é negatividade constante e uma atitude negativa. Isso não deve ser confundido com o realismo, como muitos realistas foram rotulados de pessoas negativas. Aqui a negatividade inclui muitos factores, tais como ser excessivamente sarcástico, constantemente reclamando, choramingando, e acima de tudo, julgando as pessoas e situações, bem como a vitimização.

2. Sempre correto, nunca errado

Se alguém simplesmente não pode aceitar o facto de que eles não estão certos o tempo todo, não importa quanta prova está presente, então este é um sinal de que eles podem ser uma pessoa tóxica. Tenha em mente que muitas pessoas que são inseguras ou estão profundamente machucadas podem se comportar também desta forma, mas se isso se está se tornando um tema no relacionamento, pode ser hora de olhar para isso através de uma lente diferente. As pessoas tóxicas sentem a necessidade de estar certos sempre, em todos os momentos. Frequentemente calando ou interrompendo outros, as pessoas tóxicas tentam provar que estão corretas e quando não podem ou não estão, recusarão toda a informação nova e param a conversação, geralmente com um insulto.

3. O drama nunca cessa

Quando você está envolvido com uma pessoa tóxica, há sempre drama. Uma crise ou um conflito, há sempre algo. Pessoas tóxicas são geralmente os instigadores dessas situações e é por isso que eles são sempre aparentemente envolvidos neles. Note que as pessoas tóxicas prosperam no confronto e no drama, mas fazem-se de vítima depois (veja abaixo). Note também que se a pessoa está sempre stressada, este é outro sinal de que eles podem ser tóxicos para você. A vida é stressante para todos, mas algumas pessoas têm uma maneira de ampliar o seu stress, agravando-o através de escolhas pobres.

4. Demorar muito do seu tempo

As pessoas tóxicas tendem a aparecer (muitas vezes sem aviso prévio) nas nossas vidas e sugam o nosso tempo sem consideração a você ou o que você tem a fazer.

5. Falta de Compaixão

Um dos sinais reveladores de uma pessoa tóxica é a falta de empatia ou compaixão para com outras pessoas e a situação do que os outros estão passando. As pessoas tóxicas fazem suposições negativas sobre os outros e são incapazes de demonstrar empatia e compaixão aos outros.

6. Criticando Constantemente

Uma coisa é quando alguém que se importa com você e dá-lhe conselhos quando é necessário, mas é algo completamente diferente quando alguém está constantemente a criticar você, as suas escolhas e o seu estilo de vida. Se há alguém na sua vida que está constantemente criticando você, julgando você e dando-lhe conselhos sem que os mesmos sejam solicitados, provavelmente não é você, mas eles.

7. Fale mais do que eles ouvem

A principal indicação de que alguém é tóxico é que eles são incapazes de manter uma conversa normal. Se alguém fala e dificilmente ouve, ou pior ainda, não ouve nada, eles podem ser tóxicos para você.

8. Mentir para você

Pessoas tóxicas não só mentem abertamente, mas também inventam histórias, criam variações da verdade e também fazem o hábito de omitir factos críticos também. Se você ficar a pensar depois de falar com alguém, porque o que eles dizem simplesmente não parece bater certo, é uma boa ideia parar e avaliar se eles são alguém que você pode confiar.

9. Comportamento Abusivo

Estão consistentemente a expressar palavras prejudiciais e em acções prejudiciais contra você é um sinal de uma pessoa tóxica. O abuso físico nunca deve ser tolerado e é algo para remover-se imediatamente, mas além disso, se alguém regularmente desconsidera seus sentimentos, eles provavelmente não são bons para você.

10. Falando Mal de Outros

Alguém que você conhece constantemente conversa ou fofoca sobre os outros por trás de suas costas? Os sinais de aviso devem imediatamente pairar em sua cabeça se este for o caso. As pessoas tóxicas também são pessoas inseguras que tentam se sentir melhor falando mal dos outros quando os mesmos não estão por perto. Você pode ter certeza de que alguém que fala sobre os outros por trás das costas, também vai falar sobre você por trás do seu.

11. Auto-Absorvida

Será que esta pessoa sempre falar sobre suas próprias coisas e colocar-se à frente de você? Será que eles se preocupam mesmo com o que está acontecendo em sua vida? Se eles são todos sobre si mesmos terão pouca consideração por você, considere este um sinal de que a relação é tóxica.

12. Controle

Dizer-lhe o que fazer e como se sentir o tempo todo pode certamente no deixar aborrecido. Assim age alguém que intencionalmente manipula as situações em torno você. Olhe para estas bandeiras vermelhas, se você sente que essa pessoa está usando você e corte isso, se for o caso! 13. Fazendo-se de vítima

Responsabilidade é um sinal de uma pessoa saudável, mas a culpa frequente e a incapacidade de assumir a responsabilidade é um sinal de uma pessoa tóxica. Tome nota se esta pessoa culpa seus próprios problemas sobre outras pessoas ou sobre alguma situação. Do mesmo modo, eles parecem sempre culpar seus próprios erros sobre os outros ou a situação? Se assim for, eles podem ser tóxicos.

14. Tratar os outros de forma inadequada

As pessoas tóxicas têm uma maneira de tratar mal os outros. Eles podem ser gentis com você e com as pessoas dentro de seu círculo íntimo, mas quando você está em torno de outras pessoas em uma posição "menor", eles tratam mal. Isso incluiria trabalhadores de hospital e pessoas de serviço. Se eles ficam desnecessariamente chateados com o empregado de mesa ou o funcionário de um supermercado, tome cuidado.

15. Problemas de dependência não resolvidos

Pessoas com questões de dependência não resolvidas podem ser muito difíceis de estar ao redor e às vezes pode até ser perigoso. Um relacionamento com alguém com um problema de dependência pode ser doloroso e muito complicado. Pessoas que são viciadas muitas vezes demonstram muitas das características deste artigo. Dependência é um problema muito sério e você deve igualmente avaliar seriamente a medida em que você está envolvido com alguém com problemas de dependência.

16. Frequente perda de temperamento

Você sente que tem de se restringir, conter ou ter cuidado com as atitudes em torno de alguém? Se essa pessoa parece que eles podem precisar de gerenciar a raiva, eles muito bem pode ser tóxicos para você. Salve-se do stress e da dor de estar com alguém que frequentemente perde a paciência.

17. Seu instinto diz-lhe assim

Uma das maiores e mais fáceis maneiras de dizer se alguém é tóxico é simplesmente ouvir seus instintos. Se seu instinto diz que alguém não é bom para você, seu instinto está certo. Se você tem a sensação de que uma pessoa está "off", em seguida, ouvir esse sentimento, confiar nele e fazer uma escolha se você precisa evitar essa pessoa.

Como se comporta uma Pessoa Tóxica

1. Eles vão manter a duvida sobre qual versão deles está recebendo.

Eles num minuto estão tudo bem e no outro já está tudo mal, deixando-nos a questionar o que fizemos de mal. Muitas vezes não há nada obvio que explique a mudança de atitude, a única certeza que temos é que algo não está certo. Eles podem ser rudes, tristes, frios ou irritadiços e quando você pergunta o que se passa, a resposta provavelmente será "nada", mas apesar desse nada eles vão te dar informação "apenas o suficiente" para que você saiba que algo se passa mesmo. O "apenas o suficiente" pode ser um suspiro, uma sobrancelha levantada, um encolher de ombros. Quando isso acontece, você pode encontrar-se a pedir desculpas para eles ou fazer tudo o que puder para torná-los felizes. Entenda porque isso funciona para eles? Para isso pare de tentar agradá-los. As pessoas tóxicas descobriram, há muito tempo, que as pessoas decentes irão fazer de tudo para manter as pessoas que se preocupam felizes. Se suas tentativas de agradar não estão a funcionar ou não são duram por muito tempo, talvez seja hora de parar. Afaste-se e volte quando o humor mudar. Você não é responsável pelos sentimentos de ninguém. Se você fez alguma coisa sem saber para ferir alguém, pergunte, fale sobre isso e, se necessário, peça desculpas. De qualquer forma, você não deveria ter que adivinhar.

2. Eles vão manipular.

Se você se sente que é o único contribuindo para o relacionamento, você provavelmente está certo. Pessoas tóxicas têm uma maneira de enviar a vibração que você lhes deve alguma coisa. Eles também têm uma maneira de tirar de você ou fazer algo que te machuca, em seguida, mantendo eles estavam fazendo tudo para e por você. Isto é particularmente comum em locais de trabalho ou relações onde o equilíbrio de poder está fora de controlo, como por exemplos "Dei-te esse prazo de entrega há seis meses. Eu pensei que iria apreciar a experiência e a oportunidade de aprender o seu caminho em torno dos armários de arquivo." Ou então, "Eu vou para um jantar. Não queres trazer o jantar, para 10, pois assim consegues mostrar os atributos culinários.". Lembre-se você não deve nada a ninguém, se não se sentir como um favor, não é.

3. Eles não possuem seus sentimentos.

Em vez de possuir sentimentos próprios, as pessoas tóxicas irão agir como se os sentimentos fossem seus. É chamado projeção, como em projetar seus sentimentos e pensamentos sobre você. Por exemplo, alguém que está com raiva, mas não vai assumir a responsabilidade por isso pode acusá-lo de estar com raiva deles. Pode ser tão subtil quanto "Estas chateado comigo?" Ou um pouco mais brusco, "Porque é que estas mal comigo?", ou "Estas com um mau humor que não se pode!". E acabamos por encontrarmo-nos a justificar e defender vezes sem conta, como se tivéssemos a andar em círculos - porque não é sobre você. Seja realmente claro sobre o que é seu e o que é deles. Se você se sente como se estivesse se defender muitas vezes contra acusações ou perguntas que não se encaixam, pode estar a existir essa projeção. Lembre-se que não tem que explicar, justificar ou defender-se ou lidar com uma acusação injustificada. Lembre-se disso.

4. Eles o irão obrigar a dar provas.

Eles vão colocá-lo regularmente em uma posição onde tem que escolher entre eles e outra coisa - e você sempre se sente obrigado a escolhê-los. Pessoas tóxicas vão esperar até que você tenha um compromisso, então eles vão desdobrar o drama. "Se você realmente se importa comigo, você iria ignorar o que tem a fazer e passar tempo comigo." O problema com isso é que suficiente nunca será suficiente. Poucas coisas são fatais, a menos que seja vida ou morte, as possibilidades são eles podem esperar.

5. Eles nunca pedem desculpas.

Eles preferem mentir a pedir desculpas, e como tal não há nenhum argumento valido em nosso favor. Eles vão torcer a história, mudar a maneira que aconteceu e contar de novo de forma tão convincente que eles próprios vão acreditar no seu próprio absurdo. As pessoas não precisam pedir desculpas por estarem erradas. E você não precisa de um pedido de desculpas para seguir em frente. Basta avançar... Sem eles. Não entregue a sua verdade, mas não mantenha a discussão porque sim, não se ganha nada com isso, pois algumas pessoas querem ter mais razão do que querem ser felizes e você tem coisas melhores a fazer do que fornecer alimento para essas pessoas.

6. Eles lá irão ter uma crise, e nunca irão compartilhar sua alegria.

Eles irão encontrar razões para que a boa notícia não seja uma ótima notícia. Os clássicos: Sobre uma promoção "O dinheiro não é tão grande para a quantidade de trabalho que você vai fazer."; Sobre um feriado na praia "Bem, vai ser um dia muito quente. Tem certeza que quer ir?"; Em suma, não deveremos nunca eles nos rebaixaram, pois não precisamos dessa aprovação de qualquer maneira.

7. Eles vão deixar uma conversa inacabada e então eles vão ficar offline.

Eles não vão pegar no telefone, não irão responder as mensagens ou e-mails. E entre quilos de mensagens de correio de voz suas, pode encontrar-se a falar para o boneco, pondo em causa o ponto de situação do relacionamento, a questionar-se o que você fez para isto estar a acontecer, ou até se eles estão mortos, vivos ou simplesmente a nos ignorar. Lemnre que pessoas que se preocupam com você irão fazer sentir-se mal sem tentar resolver isso.

8. Eles usarão palavras não tóxicas com um tom tóxico.

A mensagem pode ser inocente o suficiente, mas o tom transmite muito mais. Algo como "O que você fez hoje?" Pode significar coisas diferentes, dependendo do modo como é dito. Pode significar algo de "Então eu aposto que você não fez nada, como de costume!" para "Tenho certeza que seu dia foi melhor do que o meu. O meu foi normal.", e com este género de respostas nem dá para perceber o suficiente para perguntar mais alguma coisa. Mas não só, pois quando questionamos o porquê do tom, eles vão voltar com Tudo o que eu perguntei foi o que você fez hoje", que é verdade não foi realmente bem isso que quisera dizer.

9. Eles vão trazer detalhes irrelevantes para uma conversa.

Quando estamos a tentar resolver algo importante para nós, as pessoas tóxicas teem a mania de trazer à conversa detalhes e argumentos irrelevantes que aconteceram no passado. O problema com isso é que antes de nos apercebermos, estamos a discutir coisas feitas há seis meses ou mais, sendo ainda obrigado a se defender, ao invés de lidar com o problema em questão. De alguma forma, esses argumantos e discuções só acabam de uma forma, são sempre sobre o que você fez com eles.

10. Eles vão se importar mais com a maneira como estamos a falar, ao invés do que estamos a falar.

Poderemos estar a tentar resolver um problema ou obter esclarecimentos e sem nos apercebermos, a conversa/argumento já se afastou da questão que era importante para a maneira como falamos sobre isso. Ou seja o problema passou a ser nosso. Mais uma vez teremos de nos defender, seja o nosso tom, os gestos, a escolha de palavras ou a maneira como a barriga se move quando respiramos. Nem sequer é necessário fazer sentido. Enquanto isso, a origem desta situação passa para a pilha de conversas inacabadas que parece crescer a cada dia.

11. Eles exageram.

"Você sempre..." "Você nunca..." É difícil a defesa contra essa forma de manipulação. Pessoas tóxicas têm uma maneira de desenhar sobre a única vez que você não fez ou sobre a única vez que você fez como prova de suas deficiências. Não compre o argumento. Você não vai ganhar. E você não precisa.

12. Eles são julgadores.

Todos nós erramos às vezes mas as pessoas tóxicas fazem de tudo para que saibamos do nosso erro. Eles vão julgar-nos e arrasar a nossa autoestima sugerindo que não prestamos porque cometemos um erro. Convêm lembrar que todos nós temos permissão para errar de vez em quando, mas a menos que tenhamos feito algo que lhes seja prejudicial, ninguém tem o direito a julgar-nos continuamente.

Ao conhecermos a maneira favorita de atuar das pessoas tóxicas, irá refinar o seu radar e irá tornar a identificação das manipulações mais fácil. Mais importante ainda, se conhecermos os sinais característicos de uma pessoa tóxica, teremos uma melhor chance de escapar da sua influencia antes que nos amarrem em nós duplos ao tentar agradá-los.

Algumas pessoas não podem ser satisfeitas e algumas pessoas não irão nos fazer bem, e muitas vezes isso nada tem a ver connosco. Podemos sempre dizer não a uma loucura desnecessária, por isso seja confiante e conheça as suas próprias falhas, suas peculiaridades e as coisas que o fazem brilhar. Lembre-se que não precisa de aprovação de ninguém, mas lembre-se também que se alguém está a fazer de tudo para manipular, é porque provavelmente eles precisam da sua aprovação por A ou B. Nem sempre temos de a dar, mas se o fizer, não deixe o custo ser muito alto.

E se gostaram deste artigo, não deixem de passar pela nossa pagina https://www.facebook.com/entrecaosinfinito/ Por um Gosto (Like) e fazer ir ao separador das "Críticas" para nos deixar um comentário.GratidãoHugo "Miguel Skyclad" Ferreira